Público
Este ateliê é proposto para escolas, universidades, grupos associativos ou particulares. E para todo e qualquer sonhador.
Escrita dos Sonhos
Ao escrever nossos sonhos, nós os transformamos, eles se tornam cada vez mais literários e passamos a sonhar para escrevê-los.
Georges Perec
Passamos um terço de nossas vidas num território sombrio de onde nos chegam sinais intermitentes, lacunários, enigmáticos, que chamamos de sonhos.
A proposta deste ateliê, que se aparenta mais a um círculo de sonhadores de ordem experimental, é a de acordar nossa capacidade de lembrarmos de nossos sonhos e a de escrevê-los.
Com efeito, uma corrente brasileira de neurociência, liderada por Sidarta Ribeiro, preconisa que a vida onírica é portadora de enormes recursos, ao mesmo tempo espirituais e práticos. Nos religar aos nossos sonhos pode ser a chave para, segundo ele, operarmos uma transformação social da qual temos tanta necessidade neste momento turvo da história humana.
Sessões
Nesta perspectiva, e trabalhando sobre o sentido dos sonhos em diferentes culturas segundo Jung e Joseph Campbell, procurando o lado literário de Sigmund Freud, apoiando-nos no exercício de anotação de sonhos de grandes escritores como Franz Kafka et Georges Perec, este ateliê se propões a exercitar nossa capacidade a lembrarmos de nossos sonhos, de aprender a escutá-los, buscando formas literárias para sua anotação, abrindo para trocas sobre a nossa vida onírica tão rica.
Inscrições
A tarifa é modulável segundo o número de inscritos.
Para maiores informações, favor completar o formulário de contato abaixo.